Não existe uma forma totalmente garantida de manter seus filhos a salvo na Internet – ou em qualquer outro lugar! Como no mundo real, há precauções que as famílias devem tomar no mundo online para reduzir a probabilidade de as crianças se depararem com materiais perigosos ou inadequados. As diretrizes a seguir irão ajudá-lo a lidar com as preocupações mais comuns e também fornecerão formas de proteger seus pequenos navegadores da Web. 1- Ajude seu filho a escolher um nome de tela ou endereço de e-mail que não revele nenhuma informação pessoal sobre ele - idade, sexo, hobbies, a escola em que estuda, endereço, locais freqüentados, etc. E, obviamente, evite nomes sugestivos, como "gatafeliz", que poderia atrair predadores. 2- Mantenha os computadores conectados à Internet fora dos quartos das crianças; coloque-os em um local central, como na sala de estar. 3- Converse freqüentemente com seus filhos sobre suas ações online e sobre as pessoas com quem eles mantêm contato. Melhor ainda, navegue junto com seus filhos na Internet. O interesse pelas ações de seus filhos, sejam eles crianças ou adolescentes, enquanto estão na Internet não significa necessariamente que você não confia neles: da mesma forma que você se interessa pelos amigos do "mundo real" de seus filhos, você pode se interessar por seus "amigos da rede". 4- Tire proveito da tecnologia. Assim como toda família é diferente, nem todo software ou tecnologia se adequa a todos. A seguir estão algumas sugestões de como você pode usar a tecnologia para proteger seus filhos enquanto eles navegam na Internet: Instale um software antivírus em seu computador e mantenha-o atualizado. 5- Examine as diretrizes da próxima seção na companhia de seus filhos. Crianças, naveguem com segurança!Há muita diversão esperando por você na Web: bate-papo, música, novos amigos de qualquer parte do mundo. Use as cinco regras a seguir para continuar a se divertir.
5 regras básicas para as crianças:Regra 1: mantenha suas informações pessoais em sigilo Existem algumas pessoas que dedicam suas vidas a juntar pequenos detalhes sobre suas informações pessoais. E isso pode ser perigoso. Não use seu nome real no mundo online. Seja criativo e invente um nome! (Seus pais poderão ajudá-lo.) Nunca, de forma alguma, forneça informações sobre você ou sua família. Nunca conte a ninguém da Internet seu nome, telefone, endereço, sua escola ou outro lugar que freqüenta, senhas e qualquer outra informação pessoal. Não compartilhe fotos suas ou de sua família com estranhos. Se você mantém um diário na Web (ou blog), faça isso de forma anônima. E não vincule seu blog a qualquer outra informação online sobre você.
Regra 2: as pessoas podem não ser o que parecem Há dois tipos gerais de pessoas online que vale a pena você evitar. A forma mais fácil de se livrar dessas pessoas é dizer que você irá salvar a conversa em seu computador e relatá-la a alguém. O aproveitador casual Essa pessoa pode ser um homem ou uma mulher. Ela irá se mover pelas salas de bate-papo e será ofensiva, sexualmente provocadora e, em geral, bastante desagradável, fazendo as pessoas se sentirem mal. Não se preocupe; essas pessoas costumam ser entediantes, sem imaginação e sem graça; por isso, simplesmente ignore-as. Se elas não forem embora, denuncie-as: http://g.msn.com.br/BR7/6777.1?http://www.msn.com.br/security/family/default.asp#report O pervertido Essa é a pessoa da qual seus pais têm mais medo. Ela desejará saber tudo a seu respeito e fingirá ser sua amiga. Ela irá salvar todas as informações pessoais fornecidas por você. O pervertido quer seu telefone, endereço, sua fotografia e, acima de tudo, quer encontrá-lo. Ele pode ser procurado pela polícia, portanto denuncie essa pessoa imediatamente: http://g.msn.com.br/BR7/6777.1?http://www.msn.com.br/security/family/default.asp#report
Regra 3: não abra anexos de estranhos Se você abrir arquivos, links ou anexos de e-mail de estranhos, poderá abrir um vírus, baixar software mal-intencionado, uma imagem desagradável ou qualquer outro item totalmente dispensável. Mesmo que esse item seja enviado por um conhecido seu, fale com ele antes de abri-lo para ter certeza.
Regra 4: conte para um adulto de sua confiança se encontrar alguma coisa desagradável na Internet Sempre conte a seus pais, a um professor ou outro adulto de sua confiança se você se sentir amedrontado ou ameaçado na Internet. Se uma pessoa com quem você conversa online o deixar apreensivo ou preocupado, não responda. Caso se sinta ameaçado, você ou seus pais deverão entrar em contato com a polícia. E lembre-se: se encontrar algo desagradável, poderá simplesmente desligar o computador.
Regra 5: encontrar-se sozinho com pessoas que você conheceu online é perigoso As pessoas que você não conhece no mundo real são estranhas. Elas podem ser ótimas, chatas, engraçadas ou loucas, más e perigosas de se conhecer. Pode não ser uma boa idéia conhecer pessoalmente alguém que você conheceu online. Entretanto, se você realmente quiser se encontrar pessoalmente com um amigo virtual: Tenha sempre em mente que as pessoas que você conhece na Internet podem não ser o que parecem ou o que dizem ser. Esteja consciente de que alguém que você conheceu em uma sala de bate-papo pode não ser uma criança, mas um adulto. Um de seus pais ou um parente mais velho deve acompanhá-lo e ficar com você o tempo todo. Marque o encontro em um local público bastante freqüentado e fique nesse local. Não vá a nenhum lugar sozinho com esse estranho. Não permita que o estranho o convença a fazer algo que o desagrade de alguma forma. E… Não mude de idéia quanto a nenhum dos pontos acima.